Belo Horizonte / MG - sábado, 27 de abril de 2024

Capacitação e Assessoria em dependência química

Dr. Valdir Campos

Psiquiatria/ Dependência Química

 

CAPACITAÇÃO E ASSESSORIA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Prof. Dr. Valdir Campos- MD, PhD

 

Introdução

 

Em todo o mundo, são evidentes os agravos para a saúde e crescente elevação dos custos diretos e indiretos  decorrentes do uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. No Brasil, estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP (Waismann, 1995), sobre os problemas relacionados ao uso de drogas no ambiente de trabalho, aponta que de 10 a 15% dos empregados tem problemas de dependência de álcool e outras drogas, e que este problema:

  • É responsável por três vezes mais licenças médicas que outras doenças;
  • Aumenta em cinco vezes as chances de acidentes no trabalho;
  • Está relacionado com 15 a 30% de todos os acidentes de trabalho;
  • É responsável por cinqüenta por cento de absenteísmo e licenças médicas;
  • Leva a utilização de oito vezes mais diárias hospitalares;
  • Leva a família a utilizar três vezes mais assistência médica e social.

 

Objetivo geral:

  • Capacitação e assessoria para o desenvolvimento de programas de prevenção e tratamento em dependência química para empresas, escolas e instituições.

Objetivos específicos:

  • Treinamento e capacitação dos recursos humanos (assistente social, psicólogos, médicos do trabalho e demais profissionais envolvidos com o dependente químico) para ações de prevenção e tratamento na área de dependência química;
  • Educar e conscientizar sobre a discriminação, os mitos e os preconceitos relacionados ao uso de álcool e drogas;
  • Propiciar a reinserção do dependente químico na empresa, na família e sociedade através de trabalho de equipe multidisciplinar;
  • Consolidar práticas e ajudar a desenvolver estratégias de prevenção e tratamento, que venham a reduzir o custo e os danos associados ao uso de álcool e outras drogas;
  • Realizar ações de prevenção periodicamente visando informar, sensibilizar, construir a auto crítica e criar formadores de opinião como agentes agregadores de valores no ambiente de trabalho.
  • Criar um espaço de escuta e analise das ‘queixas’, por meio de entrevista individual, orientação e encaminhamento para o tratamento ambulatorial e hospitalar;
  • Acompanhar todo o processo de tratamento e monitorar as recaídas;
  • Desenvolver ambientes livres de tabaco e programa de tratamento para cessação do fumar.

 

 

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